quinta-feira, 7 de novembro de 2013

Bolsistas do PIBID/CS realizam intervenção no Anísio Teixeira





Na última quinta-feira, 31 de Outubro, a turma do primeiro ano do ensino médio (turma 4) do Anísio Teixeira protagonizou uma atividade diferente e muito proveitosa! As bolsistas do PIBID Ciências Sociais, Gliciane e Nayara, orientadas pelo professor de sociologia Augusto Vieira, elaboraram uma atividade que consistia nas seguintes etapas:

  1. A turma seria dividida em três grandes grupos;
  2. O assunto a ser trabalhado seria "As fases de socialização";
  3. Haveria um sorteio para decidir quais grupos seriam 'socialização primária', 'socialização secundária' e 'avaliadores';
  4. Ao final da atividade, os grupos apresentariam suas propostas de trabalho, e depois seriam avaliados pelo grupo avaliador. 


O primeiro, grupo composto só por meninas, foi sorteado com o tema "socialização secundária". Elas escolheram trabalhar com uma peça, que se passava num shopping, onde uma moça ia comprar roupas e quando passou o cartão pra pagar tudo que ela tinha comprado, adivinha!? crédito ZERO. A vendedora, chegou ainda a ligar pro atendimento do banco pra saber o que tava acontecendo, mas o problema é que ela tava lisa mesmo! Pois é, então ela encontra uma amiga, por acaso, e ela pagou sua grande dívida. Daí começaram a falar das resenhas da antiga escola, e como era engraçado, difícil, e ao mesmo tempo sentiam saudades... até dos meninos que azaravam elas.




O segundo grupo, foi sorteado com o tema "socialização primária", e levaram para a apresentação cartolina e muita fala. Explicaram direitinho o que era a socialização primária e ainda deram nomes a todos os personagens da cartolina! Foi massa! Usaram a cartolina pra falar como tinha acontecido a socialização do casal e depois como o casal educou seus filhos.





Enquanto isso... o grupo avaliador estava trabalhando muito pra anotar numa cartolina todos os pontos que eles tinham que avaliar. E era muita coisa! Imagine só, um grupo SÓ DE MENINOS! Nossa! Eles se esforçaram muito, mas na apresentação ainda tiraram muita onda com as patricinhas que tinham na peça do primeiro grupo. E riram mais ainda porque uma delas não tinha nem grana pra pagar as roupas. No final, eles conseguiram falar sobre os dois grupos e avaliar cada um, de acordo com as aulas que o professor tinha dado antes e também conseguiram entender muita coisa com filme "O show de Truman". A partir de todas as características das fases de socialização que os grupos apresentaram, eles foram muito bem na avaliação!

Não teve vencedor ou perdedor. O lance era saber se os grupos estavam ligados mesmo nos conceitos da sociologia! 

Ao final fizemos entrevistas massas com os grupos pra saber o que eles acharam do exercício. 
Acho que eles curtiram e compartilharam! 


Um dos grupos apresentadores



Grupo Avaliador

Todos nós do PIBID agradecemos a participação desses lindos e lindas!!! 


Texto de NX
Editado por WM

Nenhum comentário:

Postar um comentário